#4 – Terreno x Carro – E vai piorar

Objetivos deste post:

  • Explicar meu entendimento do porque é MUITO IMPORTANTE investir em imóveis;
  • Explicar porque você deve começar agora;
  • Não é comparar outros tipos de investimento;

Eu gosto de carros e gosto de ganhar dinheiro, então para mim, esta é uma comparação muito lógica, espero conseguir te passar meu raciocínio de forma clara.

Esse é um entendimento que trago comigo desde que começou a bombar o Minha Casa Minha Vida, programa que defendo que TODOS que se enquadrarem na renda, devem aproveitar*. Até hoje não encontrei explicação e nem MOTIVAÇÃO melhor sobre como se proteger da inflação, do que a abaixo:

  1. Vamos imaginar seus pais, a 20-25 anos atrás, eles conseguiam trocar uma carro da época (fusca) por por 2 ou 3 terrenos.
  2. Você, a uns 10-12 anos atrás trocava um carro usado, de valor médio (20 a 35 mil) por um terreno, eu mesmo fiz isso 2 vezes.
  3. Hoje em dia, 10 anos depois, qual carro ZERO km VOCÊ teria que dar a troco de um terreno? Um Focus? Um Civic?
  4. Aí você pensa “poxa, é verdade, ta difícil comprar…”, e aí que eu te digo, “então imagina daqui a 20 ou 30 anos, parece para você que vai ficar mais fácil?”

em quantos anos

Fica clara a evolução desproporcional dos preços quando colocamos em alguma perspectiva, como a acima, isso que ainda devemos considerar que o preço dos carros também sobe muito, e mesmo assim a informação que chega é de que a inflação é de 6% a 8%, um absurdo de falso. Claro que alguns vão argumentar que esse número é da media da inflação, o terreno sobe muito mais, mas outras coisas baixam, além disso existe uma proporção de outros itens no calculo…. Bom, para quem pensa assim eu peço que me ajude a entender, que me mostre os produtos que baixam, e mais, me mostre o que baixa tanto, que é relevante o suficiente para fazer contraponto ao território nacional… E se mesmo assim não consegui te convencer, vai mais um argumento, com toda a variação de preços que ocorreu do ano passado para cá em 2 itens de EXTREMO impacto no nosso cotidiano de forma direta e indireta, reduzindo de um mês para o outro sua capacidade de compra, que são os combustíveis e a energia elétrica a inflação só aumentou 2%? Essa conta, na minha cabeça não fecha.

O que quero dizer com isso amigos, é que a hora é agora! Eu e você que queremos crescer, ter uma futuro melhor e mais seguro, precisamos buscar maneiras de investir, atrelando nosso dinheiro a algo que cresça com a economia, como por exemplo os imóveis.  Se você que conquistar algo maior lá na frente, tem que começar agora, por que cada vez fica mais difícil.

O meu know-how, é em imóveis, e apesar de alguns amigos tentarem me convencer de outros possíveis opções, como dólar e tesouro, ouro e prata, eu acredito nos imóveis, eu vivencio o lucro dos imóveis e sei a importância e rumo que eles deram em minha vida.

Dito isso, quero destacar o entendimento de que nem todo imóvel é um bom negócio, bons negócios são aqueles que após um período calculado, deixarão de ser um PASSIVO, e se tornaram um ATIVO na sua contabilidade particular. mas falarei sobre isso em um artigo específico que quando publicar vou chamar de Imóvel do Bem X Imóvel do Mal.

Vou ficando por aqui, obrigado pela companhia.

Se gostou, compartilha e se inscreva para receber mais sacadas de Nano Investidores.

* Pensei muito se iria ou não colocar essa frase acima neste post “Minha Casa Minha Vida, programa que defendo que TODOS que se enquadrarem na renda, devem aproveitar*“, porque quem entende um pouco mais de investimento vai reclamar, dizendo que qualquer financiamento em detrimento a um investimento é um péssimo negócio. Mas quem me conhece, sabe que defendo a muitos anos essa bandeira do investimento forçado como forma de conquistar um futuro melhor. E como até pouco tempo ainda não existiam as possibilidades simplificada de investimentos para os Nano Investidores, e também como entendo que a maioria das pessoas não vão fazer nada do que eu ou outras pessoas mais qualificadas recomendem eu sempre afirmo “se não for fazer nada, faz um MCMV e garante um teto ou pé de meia lá na frente”.

 

 

Referências:

Empiricus. Disponível em <http://www1.empiricus.com.br/ad/Outbrain21.html?_ga=1.82708758.1486907005.1466339663> Acesso em: 20/06/2016> Aceso em: 12/05/2016.

Gabriela Valente e Cristiane Bonfanti, Técnicos do governo estudam tirar alimentos do cálculo da inflação. Disponível em <http://oglobo.globo.com/economia/tecnicos-do-governo-estudam-tirar-alimentos-do-calculo-da-inflacao-12270247> Acesso em: 22/06/2016.

O cálculo da inflação no Brasil. Disponível em <http://br.advfn.com/economia/inflacao/brasil/calculo>. Acesso em: 23/06/2016.

IPCA. Disponível em <http://br.advfn.com/indicadores/ipca> Acesso em: 23/06/2016.

2 thoughts on “#4 – Terreno x Carro – E vai piorar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *