Objetivos deste post:

  • Te motivar a fazer diferente para colher resultados extraordinários;
  • Comprovar que você precisar fazer parte dos 20%;
  • Não é apresentar ações específicas para objetivos específicos.

Para quem não conhece, em 1906 Pareto fez algumas observações bastante relevantes para a administração em geral. Nas palavras de Perry Marshall:

o Princípio de Pareto é o maior segredo do êxito de qualquer empresa, hoje e daqui a 50 anos. Tudo o que tem de fazer é identificar os seus 80/20.

Basicamente, Pareto nos deixou o princípio dos 80%/20%, onde ele comprovou entre outras situações, que 80% de toda a renda, estava na mão de 20% da população.

Mas o que tem isso comigo?

As chances são que você, que esta lendo este post, esta entre esses 80% que não tem a liberdade financeira que procuram.

Isso porque existe um fator que é determinante para o sucesso e o fracasso financeiro, e é exatamente o mesmo para empresas e pessoas, ele faz toda a diferença no resultado final, o compromisso.

Quer dizer que as pessoas que fracassam financeiramente ou em seus negócios não tem compromisso? Não!

Um forma de exemplificar é compartilhar os dados do SEBRAE que informam que de cada 10 empresas que fecham as portas no 1o ano, apenas 1 é uma franquia. Significa que diferente do que ocorre quando se tem seu próprio negocio, quando você abre uma franquia, assume um compromisso com um terceiro (a franquia) de fazer sua administração seguindo um sistema, um  método passo a passo, calculado e pré determinado para otimizar a maior parte das tarefas do dia a dia. Esses métodos além de limitar as “aventuras administrativas” do empreendedor que naturalmente tenderia a “tocar seu negócio do seu jeito”, ainda criam um compromisso maior nas varias etapas do negócio, e é esse compromisso que o obriga a fazer certo, e que garante seu sucesso.

Não entendi, qual o pulo do gato aí?

É simples, esse entendimento segue o mesmo raciocínio que utilizei para criar o projeto do Nano Investidor, de que a maioria das pessoas (80%) não tem compromisso/disciplina suficiente para fazer o que precisa ser feito sozinhos, não importa o quando isso seja benéfico para elas. Seja se alimentar melhor, poupar para o futuro, gastar menos do que ganha, perder peso, seja o que for que precisa ser feito,  para esses 80%, sempre aparece algo mais importante que as desvia do seu objetivo.

O engraçado é que em níveis diferentes para cada pessoa ou empresa, isso ocorre durante toda sua vida ou existência, nos mais diversos projetos, até que de alguma forma esse compromisso seja conquistado ou o objetivo seja deixado de lado com todos os malefícios que essa segunda opção envolve. E as desculpas são sempre “lógicas” para quem fracassa, veja se algumas das desculpas abaixo já passaram pela sua boca:

  • “Não da tempo, tenho um monte de outras coisas para fazer”;
  • “Não sei como fazer” ( essa é hilária se levarmos em conta as informações grátis disponíveis na internet);
  • “Não tenho equipe”;
  • “Não fiz exercício porque tive que fazer X, Y, Z”;
  • “Não segui a dieta porque não consigo comer X, Y, Z”;
  • “O dinheiro não sobra”;
  • “Não tenho dinheiro para isso”.

O que estou tendo te mostrar é que a decisão, o primeiro passo é sempre seu, só você pode decidir e fazer, como meu pai costumava dizer…

“o que precisamos é buscar pessoas com vontade, isso não se ensina, o resto sim…”

…mas o segundo passo, o nosso dia a dia, não pode ficar sob a responsabilidade de nossa boa vontade, para consegui resultados diferenciados precisamos de métodos diferenciados que nos comprometam com resultados diferenciados ou tudo pode ir por agua a baixo muito rápido.

Mas e aí, como fazer diferente? Como virar o jogo?

Assuma um compromisso, uma obrigação intransferível e inadiável.

Em um dos vídeos do Érico Rocha, meu mentor em empreendedorismo digital, intitulado “99% é Difícil, 100% é Fácil”, onde ele explica de outra forma esse conceito que trago a anos comigo. ( clique para assistir )

Resumindo, você vai conseguir virar o jogo quando tornar aquelas tarefas importantes “impossíveis de não serem completadas”. O negócio é não depender da sua boa vontade, do seu querer para fazer.

Você pode fazer mais!  No final das contas, tudo se resume s suas ações…

Por hoje é isso pessoal, se gostaram, deixem seus comentários, dicas e sugestões, isso me motiva e incentiva a continuar publicando.

Não deixem de se inscrever para receber notificações dos próximos posts.

Obrigado pela companhia, até a próxima.

Moacir Junior.

 

REFERÊNCIAS

80/20 O maior segredo sucesso empresarial. Disponível em <http://academia.apan.pt/8020-o-maior-segredo-sucesso-empresarial/> Acesso em 08/07/2016.

Sobrevivência das empresas no Brasil. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil_2011.pdf> Acesso em 09/07/2016.

Taxa de sobrevivência das empresas segundo IBGE. Disponível em <http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/09/taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-e-de-81-segundo-ibge.html> Acesso em 09/07/2016.

Franquia tem a menor taxa de mortalidade entre as empresas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *